Kiko Loureiro – Mastermind

Kiko

Dizem que pra você se tornar excelente em alguma coisa, é preciso aprender com quem é exímio em outras áreas, não só na sua. Pena que quando eu ouvi isso , eu já tinha passado dias e horas observando grandes personalidades e artistas que eu admiro, e me sentia até meio “vagal”, por gostar de aprender com quem não é da “minha área”. Mal sabia o quanto é produtivo estar atento âs qualidades dos outros profissionais, sajem eles da área que for. Acontece que a nossa área é a gente que escolhe e limita e a novidade nasce da mistura. Por isso , um cara que eu fiz questão de colocar aqui no Blog, é o Kiko Loureiro. Lembro quando eu ia na EXPO MUSIC, só com a grana do bus e um par de baquetas, tentar um patrocínio de alguma marca ou algum stande pra tocar os ritmos que eu estava aprendendo nas aulas de batera com a Vera Figueiredo (essa merece um outro post só pra ela.), e na verdade, a memória mais forte que eu tenho daquele período é a seguinte: Eu sentado no chão por horas, no estande da Zoom, ou alguma outra marca, vendo o Kiko Loureiro e alguns outros guitarriatas destruirem na guitarra, demonstrando equipamentos.

Acho que minha relação com a arte se intensificou mais observando o Kiko, do que se eu ficasse só em casa trancado no quarto tocando 24 horas por dia, uma vez que ele é Guitarrista e não um Baterista, como eu aos 16, 17 anos.

Eu estava estagiando numa agência de publicidade na época, e um dia o diretor sei lá o que, veio arrogantemente me pedindo pra comprar um chocolate e cigarro pra ele, do outro lado da rua (algo fora do combinado), perto do escritório…eu fui…mas ele está me esperando até hoje. Dei o dinheiro dele pro porteiro do prédio e nesse dia fiz a minha escolha…Continuar estudando com pessoas de segmentos diferentes e misturar tudo em tudo. Conhecimento não ocupa espaço.
É importante ter esses “masterminds”… esses caras em quem se inspirar pra procurar progredir.

Passou o tempo e resolvi ir aprender coisas de profissão de artista com outros professores de diversos segmentos da arte. Cinema, Teatro, Teatro Musical, Shakespeare, Stella Adler ,… e também, pra gravar meus CDs, tive que aprender toda a burocracia que envolve cada um dos segmentos…vivenciei tudo… Puts, isso me deixou meio “chato” porque quando a gente se torna um pouco exigente e criterioso, visando uma melhora que ainda está só na sua cabeça, obviamente a compreensão pelo seu objetivo não é clara pro outros e pode gerar alguns desencontros. E daí?

Daí que existe uma voz interna, a nossa essência,… e se a sua natureza é ser ilimitado, aguente as consequência e se arrisque, sem perder o foco. Provavelmente você vai ser mal compreendido no começo e depois vai ser respeitado e exemplo de motivação pros outros.

O Kiko Loureiro é esse cara, incansável, com uma capacidade impressionante de absorção de conhecimento, dedicado, exigente e multi-facetado, entre muitas outras características. Quem conhece a banda MEGADETH, imagina o quão raro é um Brasileiro estar em uma banda do “Big 4”.

Lembro de uma vez que peguei uma carona do Olímpia (casa de shows em SP, pra casa, pós um show do Pantera, e ele me deu uns toques de como negociar com meus patrocinadores de Bateria, que nessa altura eu já tinha, coisa que eu achava que músico não tem que fazer. Achava que Musico não se mete com burocracias, rsrs…).

O grande recado aqui é o seguinte, além de um Guitarrista / Performer acima da média e reconhecido mundialmente, o cara também dá aula de Music Business, ou seja, te ensina o passo a passo pra construir uma carreira digna e de sucesso na música, sendo que muito do que é falado ali, vale para todas as profissões. Você pode se precaver de situações profissionais e ter uma carreira mais assertiva, se puder contar e usar o conhecimento de outra pessoa mais experiente e que se disponibilize a abrir esse conhecimento todo, pensando numa melhora coletiva.

É nítido que o trabalho do Kiko tem reverberapo na profissão e na vida de um monte de gente, mas acima de tudo, a atitude incansável de renovação, dedicação e mente aberta pode nos levar a lugares que a gente não imaginaria sozinho.

Pra não demorar muito, aqui vai o link do site do Kiko, que tem tudo e mais um pouco sobre o que eu abordei rapidamente acima. Aprender com quem não é especificamente da sua área agrega conhecimentos que sozinho, você demoraria mais pra adquirir. Nós mesmos criamos limites, conceitos e preconceitos e pra desfazer isso e trazer pro mundo real da mais trabalho do que ter a mente aberta pra aprender sempre com o novo.
MUITO OBRIGADO Kiko, pelo legado que você disponibiliza pra todos, todo dia.

One thought on “Kiko Loureiro – Mastermind

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.