Teatro Essencial/ Denise Stoklos

Denise Stoklos

Em 2000 eu estava em cartaz com um musical chamado RENT e fui selecionado para participar de um intensivo de Solos de Teatro com Denise Stoklos, no SESC. Fiquei muito empolgado e consegui me programar pra fazer as aulas ao mesmo tempo da peça e assim eu fiz minhas primeiras aulas de interpretação. Fiquei impressionado e me encontrei no Teatro Essencial. Pra quem não conheçe, o Teatro Essencial é um dos segmentos Teatrais mais ricos em termos de profundidade e expressão, por reinventar códigos, signos e dispensar completamente qualquer tipo de aparato cênico ou figurino. Eu havia estreado em espetáculos da Broadway aqui no Brasil nessa época e vinha do sentido contrário, aprendendo de fora pra dentro a parte de marcação de cena.
Vejo pessoas dizendo que acham o Teatro Essencial muito complexo e “sem glamour”, assim como no sentido contrário, peças mais “formatadas e comerciais”, podem ser vistas de forma “menos profunda”,o que é um grande engano também. Depende ESSENCIALMENTE do ator, essa escolha, não importa aonde ele esteja. Mas para entender isso melhor é importante vivenciar também e por isso insisti em conhecer mais sobre a Denise, uma vez que no quarto dia desse curso, eu machuquei o braço e precisei parar no meio… frustrante. Porém, foi no Teatro Essencial que entendi que independente de posturas dentro da arte, uma arte soma imensamente â outra e o primordial, é a liberdade de interpretação que o ator oferece ao público e sua capacidade de se expressar independente de uma estrutura externa.
Conversa longa…
Lembro que estive presente em um evento em S.P. ao lado do índios Xavantes, quando o Piatã, filho da Denise fez essa conexão, após a apresentação da peça Vozes Dissonantes. Foi uma experiência que me reforçou a vontade de estudar mais , em novas oportunidades, com a Denise.

Em 2016 consegui novamente a oportunidade de fazer mais um intensivo, dessa vez depois de tanto tempo, já com diversas novas experiências, tive a possibilidade de me aprofundar ainda mais e consegui chegar pontualmente até o fim do curso, onde apresentei um solo super marcante pra mim, com interferências de áudio sampleados com textos de Irmã Dorothy Stang.

Recentemente tenho acompanhado a Denise na web, e sua aulas e cursos são hoje, assistidos por pessoas de diversos segmentos profissionais (ou não) e seu método do Teatro Essencial, permeia diversos setores, facilitando a comunicação entre pessoas e o auto conhecimento, de forma social e naturalmente política.

Vale a pena estar por dentro do teatro essencial…
aqui um Link.

BJs/Abx e até Breve.

One thought on “Teatro Essencial/ Denise Stoklos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.